Menu

23/08/2016

Inauguração Laboratório de Análises Clínicas no Hospital Infantil

Governo do Estado inaugura Laboratório de Análises Clínicas no Hospital Infantil de Patos

 

“Enquanto muitos hospitais do Brasil fecham suas portas, acabam com serviços importantes para a população, o Governo da Paraíba faz o contrário, investe em qualidade no atendimento, demonstra sua preocupação e melhora o acesso ao SUS”, destacou Eulâmpio Dantas, médico e diretor clínico do Hospital Infantil Noaldo Leite, de Patos, durante a inauguração do laboratório de Análises Clínicas Maria do Socorro Rodrigues do Nascimento, ocorrido ontem, segunda-feira 22.

Várias autoridades estiveram presentes na abertura desse equipamento, a exemplo da prefeita de Patos Francisca Motta, o gerente regional de Educação Luiz Carlos Gabi, Liliane Sena, gerente da 6ª Gerência de Saúde, médicos, enfermeiros e demais funcionários. A anfitriã, Rhyana Karla, não escondeu sua satisfação por essa conquista. Lembrou das dificuldades enfrentadas no atendimento à clientela. “Muitas vezes tínhamos que contratar serviços terceirizados, da iniciativa privada, com dificuldade até de transporte do material para análise. Essa conquista representa muito na qualidade da assistência à população”, disse Rhyana.

A gerente regional de Saúde, Liliane Sena, elogiou a postura da nova diretora do Noaldo Leite, pela preocupação com a resolutividade e empenho junto à Secretaria de Saúde do Estado, na concretização desse pleito, que permitirá maior agilidade, segurança aos profissionais de saúde que precisam dar um diagnóstico rápido e preciso, e que dependem muito dos exames laboratoriais. “Em nome da Secretaria de Estado da Saúde parabenizo a direção do Hospital Infantil de Patos, a seus funcionários por essa importante conquista, que dará ao Noaldo leite maior eficiência no atendimento a tantas crianças que precisam de seus serviços”, enfatizou Liliane.

A prefeita Francisca Motta falou da alegria de poder ser testemunha da abertura do Laboratório Maria do Socorro Rodrigues. Explicou que não apenas Patos, mas diversos municípios sertanejos, inclusive de PE, RN serão beneficiados com exames que contribuirão para o diagnóstico de inúmeras patologias, acelerando o tratamento de tantas crianças. Agradeceu também a lembrança do nome de sua amiga bioquímica Maria do Socorro na denominação do Laboratório.

A direção do Noaldo Leite pediu permissão à família para denominar Laboratório de Análises Clínicas Maria do Socorro Rodrigues do Nascimento Amaro. Ela se destacou, não apenas como bioquímica na Paraíba, Rio Grande do Norte, onde atuou por muitos anos, mas também pelo trabalho em prol do aleitamento materno, realizando palestras com as mães no Hospital Infantil, no Banco de Leite da Maternidade Peregrino Filho, contribuindo para que esta recebesse o título de Hospital Amigo da Criança.

A família da homenageada, falecida há 33 dias, esteve à solenidade de inauguração. Uma das filhas de Maria do Socorro e José Tadeu Guedes, usou a palavra em tom emotivo, lembrou do legado deixado por sua, exemplos de dedicação, compromisso com o próximo que serão perpetuados pelos filhos. José Tadeu disse que a homenagem à sua esposa era um gesto de reconhecimento pelo que ela fez durante sua passagem terrena. “Em vida ela foi muito prestativa, especialmente com os pobres, que não dispunham de condições financeiras para acesso a determinados serviços de saúde”, comentou Tadeu.

 

O laboratório do Infantil Noaldo Leite funcionará de segunda a segunda 24 horas por dia, com serviços de hematologia, bioquímica, imunologia, microbiologia, uroanálise e parasitologia.

 

Marcos Eugênio

 01  2